top of page

VIII Encontro de história da mídia do Nordeste

Design sem nome (9).png
Sobre

Sobre

O VIII Encontro Regional Nordeste de História da Mídia – ALCAR NORDESTE acontece de 12 a 14 de novembro de 2024, em Mossoró, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) e realizado no Departamento de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

 

Com o tema geral Políticas do tempo na história das mídias – contextos regionais: vozes e diversidades locais, o evento convida professores(as), estudantes, pesquisadores(as) e profissionais a debaterem temas concernentes a uma ordem do tempo (HARTOG, 2015) fraturado (RICOEUR, 2010), com perspectivas díspares e não confluentes entre experiências e expectativas (KOSELLECK, 2014).

 

Em uma vida digital ubíqua em que a atenção dos usuários capturada pelas plataformas digitais é direcionada de modo intermitente ao próximo conteúdo que a tela e os diversos aplicativos oferecem, narrativas do passado e do presente projetam futuridades possíveis, ao passo em que memórias e histórias submergem no oceano de informações e desinformações.

 

Nesse contexto, faz-se necessário aprofundar a compreensão histórica e científica sobre as interveniências midiáticas nos modos de construção, reconstrução e apropriação da memória histórica e coletiva, assim como, da história, em relação aos fenômenos do presente e do passado.

 

O contexto histórico do Rio Grande do Norte, também figurado na cidade de Mossoró, no oeste potiguar, que constitui forte representatividade no seu passado de jornais centenários e parque gráfico, sonoro e televisivo das mídias massivas locais, fornece registros e memórias que constituem um escopo ímpar para a investigação da interiorização das mídias no Nordeste. Buscamos a oportunidade de evidenciar tendências na investigação local que conectam passado e presente. Apresentando textos que revisem memórias, biografias, historiografias das mídias, além de análises de nossos cenários de coronelismo e neo coronelismo eletrônico; cenas musicais e urbanas no contexto de mídias desterritorializadas e plataformas de consumo e colaboração. Propondo imagens de resistência, visibilizando também vozes das mulheres, população racializada e LGBTQIAP+, em reconfigurações e rupturas históricas.

O tema geral marca as palestras e mesas do evento. Nos seus GTs (Grupos Temáticos) são bem-vindos textos teóricos e analíticos que abarquem as encruzilhadas entre os fenômenos sociais e midiáticos em perspectivas que se aproximem dos contextos regionais, seus entornos e territórios. O evento recepciona tanto artigos referentes ao tema geral quanto aqueles que abordem outras pesquisas relativas à história da mídia, em consonância com as ementas dos GTs da ALCAR.

 

REFERÊNCIAS

 

HARTOG, François. Regimes de Historicidade. Belo Horizonte: Autência, 2015.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo. Estudos sobre História. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Programação

Programação

Em breve!

Inscrições

O prazo para submissão de trabalhos e inscrições vai até o dia 31 de outubro, às 23h59. As categorias e os valores das taxas de inscrição estão disponíveis na tabela abaixo. Instruções sobre o formato de pagamento constarão no portal de inscrições e no formulário de comprovação. As submissões de trabalhos só poderão ser realizadas após o pagamento, assim consolidando a inscrição.

Submissões

Cada pesquisador(a) só poderá encaminhar um único trabalho pela sua inscrição como primeiro autor(a) para os grupos temáticos do 8o. encontro de História da Mídia do Nordeste. Além dessa submissão também poderá ser coautor(a) de outros trabalhos, desde que esses outros trabalhos sejam submetidos por outro(a) primeiro(a) autor(a).

 

Nos trabalhos em coautoria é possível submeter à apreciação um artigo feito em parceria com autor(as) Especialistas, Estudantes de Especialização e Graduados, bem como de Mestres e Doutores. 

 

O(a) autor(a) deve submeter sua proposta de resumo expandido conforme modelo padrão disponível  aqui. Instruções e normas para a formatação do trabalho estão presentes no modelo. Ressalta-se que o trabalho submetido para o evento deve ter até 4.000 caracteres. Após avaliação e aprovação, em alguns casos após realização de ajustes obrigatórios, os resumos expandidos serão publicados nos anais do 8o. Encontro de História da Mídia do Nordeste.

 

Para saber qual Grupo Temático poderá apreciar e acolher o seu trabalho consulte as ementas destes, disponíveis abaixo, buscando identificar aquele em que há maior aderência à proposta a ser submetida. Em caso de dúvida é possível remeter mensagem ao email de coordenação dos GTs, ali listados.

 

Conheçam nossos grupos temáticos:

Submissões
Programação

Sobre a cidade

Em breve!

Contato

Obrigado por enviar!

Contato
bottom of page